No nosso dia-a-dia deparamo-nos com imensas mensagens visuais.
Estas mensagens chamam a nossa atenção através de imagens, símbolos ou até mesmo letras, em cartazes, revistas, na televisão, na internet, nas montras das lojas, etc.
Para as entender-mos, é necessário, referir e entender, em primeiro lugar, os elementos da comunicação visual, que são a base destas mensagens.
E os elementos da comunicação visual são: o ponto, a linha, a forma, a direcção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.
Estes também se interligam entre si, de uns derivam os outros, como por exemplo: o ponto muitas vezes repetido da lugar a linha, por sua vez, a linha dá lugar a forma, a forma transmite direcção, etc.
Eles são a base e a matéria de toda a informação, e são essenciais para o entendimento da mensagem visual.
Memória Descritiva
Projecto.1
Para a realização deste primeiro trabalho acerca dos elementos da comunicação visual escolhi o tema "Porto Covo" de Rui Veloso.
Optei por escolher algumas palavras principais do poema como: "(falésia; pessegueiro; lua; vizir de Odemira; matou; novo)", no entanto tendo sempre em atenção a ideia principal de todo o poema.
Representei a falésia com o solo, cheio de frinchas, dando uma ideia de desmoronamento; o pessegueiro representei com um tronco já sem folhas e surreal; o vizir de Odemira é representado através da mão que "segura" o tronco, por sua vez a mão é representada como se saísse da terra e a desfazer-se com o solo, dando a ideia do "vizir de Odemira que se matou novo em porto covo".
Memória Descritiva
Projecto.1
Para a realização deste primeiro trabalho acerca dos elementos da comunicação visual escolhi o tema "Porto Covo" de Rui Veloso.
Optei por escolher algumas palavras principais do poema como: "(falésia; pessegueiro; lua; vizir de Odemira; matou; novo)", no entanto tendo sempre em atenção a ideia principal de todo o poema.
Representei a falésia com o solo, cheio de frinchas, dando uma ideia de desmoronamento; o pessegueiro representei com um tronco já sem folhas e surreal; o vizir de Odemira é representado através da mão que "segura" o tronco, por sua vez a mão é representada como se saísse da terra e a desfazer-se com o solo, dando a ideia do "vizir de Odemira que se matou novo em porto covo".
Também está representada a lua e são usados vários tons de castanhos para completar a ideia principal da composição que é através do surrealismo, apresentar o significado da letra.
Projecto.2
Com o projecto dois representei uma segunda ideia de representar o mesmo poema. Em vez da mão estar a segurar o tronco, este é representado como se surgisse do solo, e a mão "segura" um pêssego, como se dela surgisse. Assim a mão que "segura" o pêssego e o tronco são apresentados em equilíbrio um em relação ao outro.
Projecto.2
Com o projecto dois representei uma segunda ideia de representar o mesmo poema. Em vez da mão estar a segurar o tronco, este é representado como se surgisse do solo, e a mão "segura" um pêssego, como se dela surgisse. Assim a mão que "segura" o pêssego e o tronco são apresentados em equilíbrio um em relação ao outro.